Superar um ano de resultados negativos diante da rival é o grande objectivo da equipa sénior feminina de andebol do 1.º de Agosto, no clássico da quarta jornada do Campeonato Provincial diante do Petro de Luanda, hóje, às 18h45, no campo do Catetão.
Toda a época passada as militares perderam os jogos diante das tricolores em provas nacionais, realidade que pretendem desfazer desde já. José Terça Chuma, treinador do 1º de Agosto não conta com Juliana Machado, que tinha sido MVP na prova africana, que actua agora, do lado das petrolíferas, mas conta com a recuperada Isabel Guialo “Belinha”, capitã.
O jogo promove o regresso ao trabalho das integrantes da Selecção Nacional sénior feminina de andebol que, recentemente, estiveram envolvidas no ciclo de preparação para o Campeonato do Mundo. Depois de, na Hungria, unirem esforços em torno da elevação dos níveis das Pérolas, vestem-se agora com as cores dos respectivos clubes para assumirem papel de rivais.
Marta Alberto, Suelly Simão, Chélcia Gabriel, Juliana Machado, Márcia Manuel, Naíria Caquintas e Marília Quizelete (Petro de Luanda) são favoritas, não só pelo cortejo de vitórias com que encerraram a época passada, mas, também, por jogarem em casa.
Eliane Paulo, Bernardeth Belo, Donana Epalanga, Liliane Mário e Dolores do Rosário conviveram nos 15 dias de selecção com as petrolíferas e sabem que há uma partilha de informações de cada lado, ainda frescas, sobre o desempenho de cada uma, mas a variante vai ser a estratégia a usar pelos treinadores de cada equipa.
Quem vencer, termina a primeira volta à frente da classificação do campeonato, uma vez que tanto as petrolíferas, de Luís Chaves, quanto as agostinas, de José Terça Chuma, somam apenas vitórias, nas jornadas anteriores.
Também hoje, para a mesma ronda, está previsto o jojo ASA- Sporting de Luanda.
Ontem, para a terceira jornada, o 1º de Agosto recebeu, no Paulo Bunze, o ASA, enquanto o Sporting defrontou o Benga FC. Com mais golos marcados, o Petro de Luanda lidera o provincial, com os mesmos seis pontos que as rivais.